• Pergolados
  • Decks
  • Painéis
  • Brises
  • Fachadas
  • Saunas
  • 19 9 9905 9990
  • Campinas SP

VIDRO OU POLICARBONATO ?

16/06/2018 As opções de cobertura transparente para pergolados são estas:
 
–       Policarbonato Alveolar (material mais leve, com cavidades ocas)
–       Policarbonato Compacto Cristal (material maciço)
–       Vidro Temperado (vidro de segurança, 5 x mais resistente que o vidro comum)
–       Vidro Laminado (também um vidro de segurança, ainda com mais vantagens)
 
Policarbonato Alveolar
Policarbonato alveolar usa o mesmo tipo de resina que o policarbonato compacto, mudando apenas o formato de injeção quando produzido. A característica principal do tipo alveolar está na aparência e na resistência, pois cavidades internas dão maior volume e menor quantidade de resina para produção. Lembra as antigas pastas plásticas escolares ou os vidros canelados.

Policarbonato Compacto
Policarbonato compacto é a solução ideal na substituição do vidro temperado ou do vidro laminado, graças a sua transparência, leveza (metade do peso do vidro) e resistência ao impacto, reduzindo o custo da estrutura que o suporta.
 
Vidro Comum (Não deve ser usado em coberturas!)
O vidro comum é transparente, liso, duro e impermeável e sua fórmula serve como base para a criação de outros tipos de vidros. Apesar de suas boas qualidades, possui baixa resistência mecânica, além de ser mais frágil e quebradiço que outros tipos de vidros.

Vidro Temperado ("BLINDEX")
É considerado um vidro de segurança (cinco vezes mais resistente se comparado a um vidro comum). Quando sofre impacto, estilhaça em pequenos pedaços sem pontas. O mais usado em coberturas de pergolados. Com a película de segurança se transforma num "vidro laminado", que ao sofrer impacto não estilhaça.

Vidro Laminado
1. Também considerado um vidro de segurança, esse tipo de vidro é como um sanduíche, com duas lâminas de vidro e uma película de PVB (espécie de filme plástico) entre elas. Ao sofrer impacto, o vidro laminado não estilhaça, pois as duas peças estão “coladas” pelo PVB.
2. Além de aumentar a resistência a impactos, a película de PVB também tem a função de filtrar os raios ultravioleta, responsáveis por descolorir móveis, tecidos e objetos.
3. Os laminados possuem também como característica a redução de ruídos, através do amortecimento das vibrações sonoras pela camada de PVB.
4. O mais caro entre todas as opções.
 
Para um bom projeto de cobertura para pergolado, precisamos analisar de analisar três fatores importantes:
 
-        Funcionalidade
-        Conforto Térmico
-        Segurança
-        Estética
-        Custo/Benefício
 
Funcionalidade e Conforto Térmico:
Além de abrigo contra chuvas e proteção contra as intempéries, a Cobertura de Vidro ou a Cobertura de Policarbonato precisa proporcionar conforto térmico, iluminação natural, proteção solar e em alguns casos também um sistema de captação das águas pluviais através de calhas e condutores.
 
Segurança e Estética:
As coberturas de pergolados devem ser estruturadas para vencer vãos, suportar seu peso próprio e ventos fortes.
O tipo de estrutura da cobertura tem grande impacto na imagem externa
da construção. Além de ser um componente estrutural, ela também deve se adequar a linguagem de toda a arquitetura do entorno.
 
Custo/Benefício: 
Abaixo uma referencia de preços de coberturas em São Paulo SP.
 
Preço de Coberturas Fixas em Policarbonato:      R$   500,00/m2
Preço de Coberturas Fixas em Vidro:                    R$   800,00/m2