• Pergolados
  • Decks
  • Painéis
  • Brises
  • Fachadas
  • Saunas
  • 19 9 9905 9990
  • Campinas SP

MADEIRA LEGAL e MADEIRA CERTIFICADA

13/06/2017 A madeira tem sido um motivo de muita discussão nos últimos anos, pois é uma das melhores matérias-primas para segmentos como o de móveis, papel e outros artigos. Porém, o desmatamento sem controle realizado durante muitos anos no Brasil tornou necessário que se criasse uma legislação e uma forma de desmatamento dentro da lei.

árvore na naturezamadeira cortada

Para evitar que inúmeras florestas desapareçam do país, surgiram algumas táticas de controle da utilização de árvores para a produção de produtos. Porém, isso ainda traz muitas dúvidas para o consumidor, pois ele se depara com a chamada madeira legal e madeira certificada.

sêlos de madeira legalsêlo de madeira certificada

As duas não são a mesma coisa, e alguns consumidores desejam conhecer a diferença entre os termos para que possam comprar algo que não agrida ou deprede o meio ambiente.

sêlo de madeira legal com D.O.F. IBAMAcertificação de madeiraextração de madeiramadeira certificada

Afinal, qual a diferença ?

A madeira legalizada é proveniente de desmatamento e a madeira certificada possui atrás de si um manejo florestal, ou seja, a empresa que a utiliza realiza a conservação da floresta, respeita a sua mão de obra e as comunidades locais, bem como está em dia com o pagamento dos seus impostos.

Se você desconhece essa diferenciação entre uma e outra, saiba que não é o único. Inúmeros consumidores não têm bem clara essa diferença e por isso mesmo algumas pessoas que buscam não impactar a natureza, acabam erroneamente procurando por madeira legal.

A madeira legal não é nenhuma vilã no mercado, uma vez que a sua extração é permitida. Porém, se você deseja adquirir uma madeira que seja ecologicamente correta e ofereça melhores condições para o meio ambiente, deve priorizar a madeira certificada. Esse certificado garante que a empresa que extraiu essa madeira realizou esse processo por meio de manejo florestal.

O termo “legal” apenas nos prova que a extração é autorizada pelos órgãos ambientais, e o produto possui o Documento de Origem Florestal (D.O.F.), o que não é determinante para sabermos que a retirada da madeira não afetou de alguma forma o ecossistema. Esse tipo de segurança é dada somente pela certificação, que avalia todos os pontos para um bom manejo florestal.

extração de madeira certificada

A certificação nos diz que a extração daquela árvore teve o menor impacto socioambiental possível.

A TORO DESIGN EM MADEIRA só trabalha com madeira legal e/ou madeira certificada. https://www.designtoro.com.br/site/